APRESENTAÇÃO

O mestrado profissional em Direito Civil Contemporâneo e Prática Jurídica é um curso de pós-graduação stricto sensu, que confere o título de mestre em Direito. Com a aprovação do mestrado pela Capes, em junho de 2019, a PUC-Rio tornou-se a primeira instituição do Rio de Janeiro a oferecer o curso de mestrado profissional em Direito Privado e reiterou a sua vocação para promover pesquisa e extensão, aliando-as à aplicação prática de institutos da área do Direito Civil, Empresarial, Internacional Privado, Regulatório e Marcário.

O mestrado profissional em Direito Civil tem como enfoque as pesquisas que agregam teoria e prática, voltadas para preocupações e proposições concretas relativas ao Direito Privado. Com estrutura curricular inovadora, o curso é destinado aos alunos que desejam aprofundar a formação acadêmica e ampliar sua qualificação profissional. 

Com corpo docente de excelência, formado por professores doutores de grande reconhecimento do ambiente acadêmico e do mercado profissional, o mestrado em Direito Civil Contemporâneo e Prática Jurídica tem como área de concentração o Direito Civil Contemporâneo e as seguintes linhas de pesquisa:

I – Instituições de Direito Civil Contemporâneo

II – Prática Jurídica

O título de mestre é conferido aos alunos de mestrado que completarem trinta (30) créditos e obtiverem aprovação na defesa de dissertação.  

As disciplinas do mestrado profissional  possuem três créditos e se dividem nos núcleos abaixo:

  • Núcleo Comum (NC): elenco de cinco (5) disciplinas obrigatórias que se considera que devam ser do domínio de quem pretende atuar na área do Direito Privado (total de 15 créditos).

  • Núcleo  de  Aplicação(NA):    elenco   de   disciplinas   associadas   às   áreas  de concentração. O aluno deve cursar três (3) disciplinas na sua área de concentração, selecionadas dentre as oferecidas nesse núcleo (total de 9 créditos).

  • Núcleo de Aprofundamento de Interesse (NAI):  duas (2) disciplinas a serem escolhidas entre as elencadas como eletivas ou as oferecidas no núcleo de aplicação que estejam associadas à área de concentração diferente da selecionada pelo aluno (total de 6 créditos)

O mestrado profissional é noturno, com aulas durante a semana de 19h às 22h, na Gávea.  Excepcionalmente, disciplinas eletivas poderão ser oferecidas aos sábados.